terça-feira, 27 de abril de 2010

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DO PRONTO ATENDIMENTO "FRANCISCO IKEDA" DE JUNQUEIRÓPOLIS

Foi inaugurado no dia 17 de abril de 2010, o novo prédio do Pronto Atendimento "Francisco Ikeda" de Junqueirópolis. O prefeito Osmar Pinato, autoridades, funcionários da saúde e a população estiveram presentes para inauguração do novo prédio, localizado na Rua Porto Alegre, ao lado da Santa Casa de Junqueirópolis.

Durante a solenidade de inauguração, houve apresentação da Banda Musical de Junqueirópolis - BAMUJ, e fizeram uso da palavra o Diretor Municipal da Saúde, Jorge Chihara; Provedor da Santa Casa, Rinaldo Picinini; Presidente da Câmara Municipal, Sofia Rodrigues; Deputado Estadual, Mauro Bragato; Prefeito Osmar Pinatto e Akito Ikeda, que falou em nome da família do homenageado Francisco Ikeda.

As novas instalações, com prédio recém construído, contam com novos móveis, equipamentos, sala de recepção, sala de atendimento especial, sala de observação, sala de emergência, sala de cirurgias, ambulatório médico, além de uma equipe de médicos e profissionais capacitados para melhor atender a população, ampliando a capacidade e garantindo mais qualidade nos serviços prestados.

A equipe do NASF também esteve presente na cerimônia e retratou alguns momentos.

















Por: Guilherme Sábio

segunda-feira, 12 de abril de 2010

GINÁSTICA LABORAL EM JUNQUEIRÓPOLIS

Os funcionários da Santa Casa e Pronto Socorro Municipal de Junqueirópolis participam diariamente da Ginástica Laboral. A atividade, conduzida pelo Educador Físico do NASF Guilherme Sábio, acontece as 7:00 horas e tem duração aproximada de 15 minutos, de segunda a sexta feira. O grupo se reúne no estacionamento, realizam os exercícios e em seguida voltam ao seu trabalho.

A Ginástica Laboral, que já acontece na unidade há algum tempo, também esta sendo implantada as demais unidades de saúde do município (Centro de Saúde e PSFs). Tem como principal objetivo a promoção de saúde e bem estar, minimizando os impactos negativos do dia a dia e prevenindo algumas doenças como LER e DORT.










O QUE É GINÁSTICA LABORAL?

Ginástica Laboral é composta de exercícios físicos educativos, executados no próprio local de trabalho. Resultados surgem com 10 a 15 minutos diários de exercícios. Qualquer funcionário em seu ambiente de trabalho, com a própria roupa ou uniforme pode praticar, com pouco esforço.

Provoca sensações agradáveis, tem curta duração e trabalha no alongamento para corrigir posturas do corpo. Respeitando individualidades, altera a rotina de trabalho de forma positiva. Quem participa trabalha melhor e rende mais.

Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, prevenir doenças ocupacionais e promover o bem-estar.

Além de exercícios físicos, a Ginástica Laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador, em aulas ministradas no próprio local de trabalho em sessões de até 15 minutos.

Ao promover programas orientados de Ginástica Laboral, os estabelecimentos são beneficiados na redução de gastos e no aumento da produtividade. Existem estatísticas que citam um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada em um programa de ginástica laboral e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados a saúde, afetando a produtividade da empresa.


Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais como LER e DORT, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

A LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. São alguns exemplos: bursite, tendinite, cistos sinoviais, câimbras, dor e formigamentos nas articulações.
Por: Guilherme Sábio

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agita Junqueira

Aconteceu no dia 08 de abril de 2010, o Agita Junqueira, na cidade de Junqueirópolis, SP. O evento, que faz parte do calendário do Programa Agita São Paulo, que acontece durante os dias de 06 a 11 de abril, teve início as 7:00 na Praça Álvaro de Olveira Junqueira. Cerca de 90 pessoas se reuniram, os grupos de Atividade Física dos PSFs e CCI (Centro de Convivência do Idoso) juntamente com outras pessoas convidadas pela rádio, participaram das atividades. Inicialmente foi feito um alongamento e aquecimento, durando cerca de 20 minutos. Logo após, o grupo partiu para uma caminhada pelas ruas da cidade, acompanhados por um carro de som e uma viatura da Polícia Militar, que estava presente para monitorar o transito. Foi feito um percurso de 3 quilômetros, percorrido em aproximadamente 40 minutos. Concluindo a atividade, o grupo parou na Praça do Centenário, onde fez o alongamento final e relaxamento, e voltaram para suas casas.

Estiveram presentes os Educadores Físicos Guilherme Sábio e Cineide de Souza, e os estagiários de Educação Física Caio Magalhães, Juliana Rocato e José Gustavo Estrada.

Agradecemos a presença da viatura da Polícia Militar, que colaborou para o andamento da atividade, e de todos os participantes, que além de cuidar da saúde, ajudam a difundir o programa de atividade física no município.









Por: Guilherme Sábio