terça-feira, 16 de março de 2010

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES

DIABETES: PREVENÇÃO E CONTROLE

Atividade Física e Diabetes


Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois está provado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Para quem tem diabetes, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, que podem ser divididas em dois tipos:

- Imediatos (ocorre já nos primeiros dias): aumento da ação da insulina, da captação da glicose pelo músculo e da sensibilidade celular à insulina; diminuição da glicose sangüínea e captação da glicose no período pós-exercícios.

- Tardios (longo prazo): aumento das funções cardio-respiratórias, força, resistência, equilíbrio.

É importante saber como lidar com o diabetes, começar a prática de atividade física o mais rápido possível, pois a diabetes quando mal controlada, traz complicações irreversíveis e extremamente danosas. Além disso, práticas irregulares de exercícios, como o futebol de final de semana, em nada contribuem para o controle do diabetes.


Sempre é bom lembrar que os efeitos benéficos da atividade física ocorrem somente para quem se exercita com regularidade. Por isso, a importância de realizar atividade física pelo menos cinco vezes na semana.

“Todo indivíduo deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada”. Essa é a mensagem do programa Agita São Paulo, que mostra a redução de 33% no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares com esse procedimento.


Escolhendo a Atividade Física Ideal

Após realizar os exames médicos e a avaliação física, é hora de escolher o seu exercício. A escolha da atividade deve ser predominantemente aeróbica; não deve oferecer riscos desnecessários ao praticante; levar em consideração as limitações físicas e/ou alterações que comprometam o controle glicêmico.

Com base nessas informações, as modalidades mais aconselháveis são: caminhada, corrida leve, natação, ginástica aeróbica de baixo impacto, hidroginástica, ciclismo, dança, esportes coletivos adaptados, e todas as atividades que possam ser realizadas em um ritmo natural e contínuo.


Atividades físicas NÃO recomendadas

Se resumem àquelas que contribuem para o aumento de algum problema já existente ou que seja inseguro no controle glicêmico (hipoglicemia), como exercícios que proporcionem lesões nos pés daqueles que têm neuropatia ou alteração vascular periférica; esportes de contato (como lutas marciais), e modalidades esportivas muito intensas.

Assim, com a concordância de seu médico e/ou professor, escolha a modalidade que melhor lhe agrade, desde que tenha como principais objetivos sua saúde e bem estar. Todos devem procurar fazer algo que seja prazeroso e faça do exercício físico parte do seu hábito diário.
Vá até um PSF e faça parte dos grupos de Atividade Física.



Guilherme Castilho Sábio
Educador Físico - NASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário