sexta-feira, 19 de março de 2010

Reunião de Gestantes PSF VII.


Todo mês é realizado reunião de gestante no PSFs, onde são abordados varios temas no dia 11 de março a reuniao foi conduzida pela Assistente Social, Maíra onde foi falado sobre os cuidados com que elas devem ter, e a Enfermeira Sandra falou dos benefícios do parto nosmal . No final foi servido um lanche.




Postado: Maíra Cristina Mazzo de Oliveira.

Capacitaçoes dos Agentes de Saúde PSF II e VII.



Foi realizada aos dias 09 - 10 e 16 - 17 de março, capacitações com os agentes de saúde dos PSFs II e VII, pela equipe do Nasf (Ana Claudia, Guilherme, Joslaine, Maíra) as Enfermeiras (Sandra e Aline), Dr Lucia, e a Articuladora Ligia Sinatura. Os assuntos abordados foram, Modelo de Saude no Brasil, Atribuicões aos ACS, Competências e Habilidades ACS, Qualidade de Vida ACS, Visita Domiciliar dos ACS, Ética Profissional, Promoção Prevenção Tratamento e Reabilitação, Saúde e Doença.

Postado: Maíra Cristina Mazzo de Oliveira.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher na cidade de Irapuru.


Foi realizado pela equipe do NASF no dia 12 de Março uma homenagem aos funcionarios dos PSF I e II na cidade de Irapuru. A assistente social Maíra conduziu a homenagem e uma dinâmica, e no final a diretora da saúde Clarice, fez uso da palavra e foi entregue um botão de rosa pra cada mulher.

Postado: Maíra Cristina Mazzo de OLiveira

terça-feira, 16 de março de 2010

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES

DIABETES: PREVENÇÃO E CONTROLE

Atividade Física e Diabetes


Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois está provado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Para quem tem diabetes, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, que podem ser divididas em dois tipos:

- Imediatos (ocorre já nos primeiros dias): aumento da ação da insulina, da captação da glicose pelo músculo e da sensibilidade celular à insulina; diminuição da glicose sangüínea e captação da glicose no período pós-exercícios.

- Tardios (longo prazo): aumento das funções cardio-respiratórias, força, resistência, equilíbrio.

É importante saber como lidar com o diabetes, começar a prática de atividade física o mais rápido possível, pois a diabetes quando mal controlada, traz complicações irreversíveis e extremamente danosas. Além disso, práticas irregulares de exercícios, como o futebol de final de semana, em nada contribuem para o controle do diabetes.


Sempre é bom lembrar que os efeitos benéficos da atividade física ocorrem somente para quem se exercita com regularidade. Por isso, a importância de realizar atividade física pelo menos cinco vezes na semana.

“Todo indivíduo deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada”. Essa é a mensagem do programa Agita São Paulo, que mostra a redução de 33% no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares com esse procedimento.


Escolhendo a Atividade Física Ideal

Após realizar os exames médicos e a avaliação física, é hora de escolher o seu exercício. A escolha da atividade deve ser predominantemente aeróbica; não deve oferecer riscos desnecessários ao praticante; levar em consideração as limitações físicas e/ou alterações que comprometam o controle glicêmico.

Com base nessas informações, as modalidades mais aconselháveis são: caminhada, corrida leve, natação, ginástica aeróbica de baixo impacto, hidroginástica, ciclismo, dança, esportes coletivos adaptados, e todas as atividades que possam ser realizadas em um ritmo natural e contínuo.


Atividades físicas NÃO recomendadas

Se resumem àquelas que contribuem para o aumento de algum problema já existente ou que seja inseguro no controle glicêmico (hipoglicemia), como exercícios que proporcionem lesões nos pés daqueles que têm neuropatia ou alteração vascular periférica; esportes de contato (como lutas marciais), e modalidades esportivas muito intensas.

Assim, com a concordância de seu médico e/ou professor, escolha a modalidade que melhor lhe agrade, desde que tenha como principais objetivos sua saúde e bem estar. Todos devem procurar fazer algo que seja prazeroso e faça do exercício físico parte do seu hábito diário.
Vá até um PSF e faça parte dos grupos de Atividade Física.



Guilherme Castilho Sábio
Educador Físico - NASF

segunda-feira, 15 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - CAPS


Foi realizado no dia 08 de Março palestra e dinâmica no caps em comemoração ao dia internacional da mulher. A palestra foi conduzida pela Assistente Social do Nasf Maíra.








Postado: Maíra Cristina Mazzo

terça-feira, 9 de março de 2010









































































































































Aos dias 05 de Março foi realizado a capacitação dos funcionários da Diretoria Municipal de Saúde, foram desenvolvido varios temas, e no final foi realizado uma homenagem as mulheres pelo dia internacional da mulher. A assitente social Maíra, fez uma apresentaçao em homengem as mulheres e conduziu uma dinâmica onde no final foram entregue um botão de rosa para cada mulher.




Postado: Maíra Cristina Mazzo

quarta-feira, 3 de março de 2010

Encontro Mensal dos grupos de Atividade Física

TAI CHI CHUAN NA PRAÇA

Aconteceu no dia 03 de março de 2010 o Encontro Mensal de Atividade Física na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira. Estiveram presentes os grupos de atividade dos PSFs I e II, os Educadores Físicos Guilherme Sábio, José Gustavo e Juliana Rocato, e o fisioterapêuta Sandro Nishimura de Dracena, que apresentou o Tai Chi Chuan para os grupos. A atividade, que chamou a atenção de quem passava pelo local, durou pouco mais de 1 hora.

















TAI CHI CHUAN
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa "nei chia" (interna), a qual é conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade aclamados por seus praticantes e por alguns estudos médicos recentes. Tai Chi Chuan também é conhecido como uma arte marcial de estilo suave, aplicada como relaxamento mais completo possível da musculatura, distinguindo-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, as quais usam um grau de tensão nos músculos.

Tai Chi Chuan é mais conhecida pelas rotinas de movimentos lentos que os grupos praticam todas as manhãs em parques da China e por todo o mundo. Nas aulas de Tai Chi Chuan a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio, e o que o afeta, e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude em nível mental e físico, e como isso se aplica aos princípios de auto-defesa.

Ainda que seus praticantes o considerem um estilo primário de arte marcial, Tai Chi Chuan também é chamada de uma arte de meditação em movimento. A teoria e prática do Tai Chi Chuan também são formuladas de acordo com muitos princípios da medicina tradicional chinesa. Além dos benefícios gerais para a saúde e controle do estresse atribuídos ao nível inicial e intermediário do treinamento do Tai Chi Chuan, muitas práticas terapêuticas na linha da medicina tradicional chinesa são ensinadas aos estudantes avançados de Tai Chi Chuan nas escolas tradicionais.

Tai Chi Chuan como treinamento físico é caracterizado pelo requerimento de usar a influência pelas articulações baseada na coordenação em relaxamento ao invés de tensão muscular para neutralizar ou iniciar ataques físicos. O trabalho lento e repetitivo envolvido no processo poderia suavemente aumentar e abrir a circulação interna (respiração, calor corporal, sangue, etc). Os proponentes dizem que essa melhora transforma-se num efeito duradouro, uma reversão direta dos efeitos físicos do estresse no corpo humano. Essa reversão permite que muita mais energia nativa dos estudantes esteja disponível, a qual pode se aplicada mais efetivamente para o resto de suas vidas, famílias, carreiras, etc.


O estudo do Tai Chi Chuan envolve três assuntos primários:

* Saúde - uma pessoa não-saudável, ou desconfortável de alguma outra forma, achará difícil meditar a um estado de calma ou usar Tai Chi Chuan como uma arte marcial. Desta forma, o treinamento Tai Chi Chuan para a saúde concentra-se em aliviar os efeitos físicos estresse no corpo e mente.

* Meditação - o foco na meditação, e subseqüente tranqüilidade, cultivado no aspecto meditativo do Tai Chi Chuan é visto como necessário para manter uma saúde ótima (no sentido de manter efetivamente o alívio do estresse ou homeostase) e usá-lo como uma arte marcial de estilo suave.

* Arte marcial - a habilidade de usar o Tai Chi Chuan competentemente como uma are marcial é dito ser prova que os aspectos de saúde e meditação estão atuando de acordo com a teoria do Tai Chi Chuan.

FONTE:




Por: Guilherme Sábio